Uau, nossa jornada que começou no início dos tempos finalmente chega aos dias atuais.
Dos primeiros mapas pré-históricos construídos a partir das narrativas dos caçadores, passando pelas versões em papel, pela computação , chegando aos tempos atuais .
Nos dias de hoje, mais do que simplesmente online, os sistemas de informação geográfica convivem com novas tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial.
O ecossistema de Startups, que combina um ambiente de inovação radical com fundos de investimento, promete novas revoluções no mundo do Geomarketing.
Essas promessas apontam para muitas direções, entre delas:
Sistemas super robustos voltados para altos volumes de dados; Algoritmos de análise contextual e recomendação de ações; Colaboração entre times distribuídos; Simplicidade e democratização.
Resultado da combinação de algumas dessas direções com outras, estão surgindo novas empresas no segmento de Geomarketing.
Com destaque para a Mapfry , empresa de São Paulo formada por profissionais e professores com grande vivência no segmento, foco na colaboração e democratização do Geomarketing.
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Outros artigos desta série: Como o Geomarketing começou A evolução da Inteligência Espacial O despertar do Geomarketing Geomarketing e os Sistemas de Informação Geográfica Uma nova esperança para o Geomarketing Geomarketing na virada do milênio
As Eras do Marketing e Geomarketing:
Período
Acontecimentos relevantes
1800-1900
1826 - Modelo de Von Thünen
1854 - Primeira análise com inteligência geográfica - John Snow
1858 - Primeira foto aérea sobre Paris - Gaspard-Félix T.
Entre 1850 e 1900 - Marketing focado no produto
1900-1930
1909 - Teoria da Localização Industrial de Alfred Weber
1900 a 1910 - fase de descoberta do marketing
1910 a 1920 - fase de conceitualização do marketing
1920 a 1930 - fase de integração do marketing
A partir de 1920 - Marketing orientado para as vendas
1930-1940
1930 - Nascimento do conceito de geomarketing - William Applebaum
1931 - Modelo de Reilly, “The Law of Retail Gravitation”
1933 - Teoria dos Lugares Centrais de Walter Christaller
1940-1950
1940 - Modelo de August Lösch
1950-1960
Primeiras referências à utilização do geomarketing
1953 - Método análogo de William Appelbaum
1956 - Nasce a inteligência artificial - John McCarthy
1957 - Primeiro satélite artificial, início do GPS
1958 - Modelo de Nelson com 8 check lists
Período de “Reconceituação” do marketing
1960-1970
1960 - Surgimento do termo SIG
1962 - Modelo de Huff e geoestatística de Georges Matheron
1967 - Livro “Administração de Marketing” de Philip Kotler
1969 - Surgimento da ARPANET; nasce a ESRI; estudo de Harry Richardson
Importância dos fatores de localização realçada
1970-1980
Crescimento da informática
Desenvolvimento dos SIG - fase pré-comercial
Marketing desenvolve-se dentro das organizações
Marketing cada vez mais centrado nos consumidores
1980-1990
Afirmação e desenvolvimento do geomarketing
1981 - Primeiro PC portátil
1982 - ArcInfo
1985 - Microsoft Windows
1989 - Primeiros mapas interativos
Marketing direto
1990-2000
Crescimento exponencial da internet
1995 - Nasce eBay e Amazon
1997 - Primeiro estudo de mercado sobre geomarketing
Business Intelligence e Analytics 1.0
Surgimento do WebGIS
Uso do database marketing
2000 em diante
BI e Analytics 2.0 (2000-2010) e 3.0 (2010+)
2001 - Google Earth
2005 - Google Maps
Mapas 3D e open source
Crescimento do e-commerce
Marketing 4.0
Aumento das publicações científicas sobre geomarketing
Geomarketing associado a CRM, personalização, RA, IoT, IA e Big Data
Fonte: GEOMARKETING: ESTADO DA ARTE - Contemporânea Vol.5 N°.7:p. 01-31, 2025 ISSN: 2447-0961