João Caetano
em
Nov 20, 2021
Geomarketing na era das Startups

Uau, nossa jornada que começou no início dos tempos finalmente chega aos dias atuais. 

Dos primeiros mapas pré-históricos construídos a partir das narrativas dos caçadores, passando pelas versões em papel, pela computação, chegando aos tempos atuais.

Nos dias de hoje, mais do que simplesmente online, os sistemas de informação geográfica convivem com novas tecnologias como Big Data e Inteligência Artificial. 

O ecossistema de Startups, que combina um ambiente de inovação radical com fundos de investimento, promete novas revoluções no mundo do Geomarketing.

Essas promessas apontam para muitas direções, entre delas:

  1. Sistemas super robustos voltados para altos volumes de dados;
  2. Algoritmos de análise contextual e recomendação de ações;
  3. Colaboração entre times distribuídos;
  4. Simplicidade e democratização.

Resultado da combinação de algumas dessas direções com outras, estão surgindo novas empresas no segmento de Geomarketing.

Com destaque para a Mapfry, empresa de São Paulo formada por profissionais e professores com grande vivência no segmento, foco na colaboração e democratização do Geomarketing. 

Conheça mais sobre a Mapfry

Outros artigos desta série:

  1. Como o Geomarketing começou
  2. A evolução da Inteligência Espacial
  3. O despertar do Geomarketing
  4. Geomarketing e os Sistemas de Informação Geográfica
  5. Uma nova esperança para o Geomarketing
  6. Geomarketing na virada do milênio

As Eras do Marketing e Geomarketing:

Período Acontecimentos relevantes
1800-1900
  • 1826 - Modelo de Von Thünen
  • 1854 - Primeira análise com inteligência geográfica - John Snow
  • 1858 - Primeira foto aérea sobre Paris - Gaspard-Félix T.
  • Entre 1850 e 1900 - Marketing focado no produto
1900-1930
  • 1909 - Teoria da Localização Industrial de Alfred Weber
  • 1900 a 1910 - fase de descoberta do marketing
  • 1910 a 1920 - fase de conceitualização do marketing
  • 1920 a 1930 - fase de integração do marketing
  • A partir de 1920 - Marketing orientado para as vendas
1930-1940
  • 1930 - Nascimento do conceito de geomarketing - William Applebaum
  • 1931 - Modelo de Reilly, “The Law of Retail Gravitation”
  • 1933 - Teoria dos Lugares Centrais de Walter Christaller
1940-1950
  • 1940 - Modelo de August Lösch
1950-1960
  • Primeiras referências à utilização do geomarketing
  • 1953 - Método análogo de William Appelbaum
  • 1956 - Nasce a inteligência artificial - John McCarthy
  • 1957 - Primeiro satélite artificial, início do GPS
  • 1958 - Modelo de Nelson com 8 check lists
  • Período de “Reconceituação” do marketing
1960-1970
  • 1960 - Surgimento do termo SIG
  • 1962 - Modelo de Huff e geoestatística de Georges Matheron
  • 1967 - Livro “Administração de Marketing” de Philip Kotler
  • 1969 - Surgimento da ARPANET; nasce a ESRI; estudo de Harry Richardson
  • Importância dos fatores de localização realçada
1970-1980
  • Crescimento da informática
  • Desenvolvimento dos SIG - fase pré-comercial
  • Marketing desenvolve-se dentro das organizações
  • Marketing cada vez mais centrado nos consumidores
1980-1990
  • Afirmação e desenvolvimento do geomarketing
  • 1981 - Primeiro PC portátil
  • 1982 - ArcInfo
  • 1985 - Microsoft Windows
  • 1989 - Primeiros mapas interativos
  • Marketing direto
1990-2000
  • Crescimento exponencial da internet
  • 1995 - Nasce eBay e Amazon
  • 1997 - Primeiro estudo de mercado sobre geomarketing
  • Business Intelligence e Analytics 1.0
  • Surgimento do WebGIS
  • Uso do database marketing
2000 em diante
  • BI e Analytics 2.0 (2000-2010) e 3.0 (2010+)
  • 2001 - Google Earth
  • 2005 - Google Maps
  • Mapas 3D e open source
  • Crescimento do e-commerce
  • Marketing 4.0
  • Aumento das publicações científicas sobre geomarketing
  • Geomarketing associado a CRM, personalização, RA, IoT, IA e Big Data

Fonte: GEOMARKETING: ESTADO DA ARTE - Contemporânea Vol.5 N°.7:p. 01-31, 2025 ISSN: 2447-0961